Frederico Varandas absolvido do crime de difamação

O Tribunal Local Criminal de Lisboa decidiu esta terça-feira absolver o presidente do Sporting, Frederico Varandas, depois de declarações feitas sobre Pinto da Costa em 2022. O Tribunal acredita que Frederico Varandas apenas exerceu o "direito à liberdade de expressão" ao utilizar o termo "corruptor ativo".

RTP /
José Coelho - Lusa

Em duas ocasiões diferentes, Frederico Varandas falou de Pinto da Costa como "bandido" e pouco tempo depois apelidou o antigo presidente do FC Porto de "corruptor ativo". O presidente do Sporting acabaria por ser processado duplamente pelas declarações.

Há duas semanas, Frederico Varandas foi condenado, num primeiro processo, ao pagamento de uma multa superior a doze mil euros. Nesse processo, o máximo dirigente leonino foi condenado por usar a expressão "bandido" em 2020.

No entanto, o Tribunal Local Criminal de Lisboa decidiu esta terça-feira que a expressão "corruptor ativo", utilizada em 2022, não ofende, nem difama já que o tribunal acredita que Frederico Varandas estava a apenas a exercer o seu direito à liberdade de expressão.

“Jamais alguém pretende ofender alguém quando se diz a verdade. Apenas disse a verdade, a verdade não ofende. Mas, se quiserem trocar a palavra, posso trocar bandido por corruptor ativo, é mais elegante”, declarou Varandas.

(c/ Lusa)
Tópicos
PUB